Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20938
Título: Determinantes da configuração do Sistema de Controle Gerencial de Micro e Pequenas empresas de municípios do Cariri Paraibano na ótica do modelo de Van Caillie (2003)
Autor(es): Santos, Aryane Dayse Araújo dos
Palavras-chave: Sistema de Controle Gerencial (SCG)
Micro e Pequenas empresas
Contabilidade gerencial
Data do documento: 2-Mai-2019
Resumo: A presente pesquisa busca verificar os fatores determinantes da configuração dos sistemas de controle gerencial de micro e pequenas empresas de municípios do Cariri paraibano a luz do modelo proposto por Van Caillie (2003). Para tanto, foi realizada uma pesquisa estudo de multicaso com abordagem qualitativa. A amostra desse estudo foi formada por 12 micro e pequenas empresas (MPEs) atuantes no comércio e prestação de serviços dos municípios de Monteiro, Sumé e Serra Branca. Para a coleta de dados foram aplicados questionários com os gestores das MPEs de municípios do Cariri paraibano. Os dados foram agrupados em quadros no Microsoft Word e analisados qualitativamente. Os resultados da pesquisa apontaram que o sistema de controle gerencial implementado pelas MPEs investigadas é relativamente pouco desenvolvido, dificilmente integrando exclusivamente com as atividades de controle gerencial operacional. Em resumo, a investigação do modelo de Van Caillie (2003) em micro e pequenas empresas do Cariri paraibano mostrou algumas diferenças nos resultados encontrados neste estudo quando comparados com os encontrados nas empresas de Canadá, Bélgica e França. Particularmente, descobriu-se nos micros e pequenos empresários do Cariri paraibano objetivos econômicos que se alinham ao outro extremo do modelo, isto é, o lado mais desenvolvido do sistema de controle gerencial. Pode ser que a amostra da pesquisa tenha influenciado nisso já que na amostra de Van Caillie (2003), predominou mais pequenas e médias empresas. Também, as necessidades e as preferências variam de acordo com a cultura e o ambiente de cada país.
Descrição: SANTOS, A. D. A. Determinantes da configuração do Sistema de Controle Gerencial de Micro e Pequenas empresas de municípios do Cariri Paraibano na ótica do modelo de Van Caillie (2003). 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20938
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aryane Dayse Araújo dos Santos.pdfPDF - Aryane Dayse Araújo dos Santos530.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.