Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20947
Título: Mata Atlântica: Um caminho interdisciplinar no ensino de Estatística Básica
Autor(es): Nascimento, Fernanda dos Santos
Palavras-chave: Ensino de Estatística
Meio ambiente
Transversalidade
Interdisciplinaridade
Data do documento: 28-Jun-2019
Resumo: A ocupação com o ensino de Matemática, em especial o ensino de Estatística Básica, vem ganhando novas formas de abordagem, buscando aplicações ao cotidiano das pessoas, às vezes envolve problemas sociais, políticos e ambientais. No presente trabalho tratamos sobre o ensino do referido conteúdo, associado ao tema transversal Meio Ambiente, de uma forma interdisciplinar, adotando a pedagogia de projetos. Tivemos como objetivo: Refletir sobre o ensino do conteúdo de Estatística na sala de aula vinculada a interdisciplinaridade e ao cotidiano, mais precisamente ao tema transversal Meio Ambiente. Apresentamos como proposta realizada um ensino dinâmico, através de novas formas de ensinar. Uma metodologia capaz de transformar o ensino aprendizagem de matemática, em particular o ensino de estatística, de forma a haver uma conexão com o aluno e o meio em que se encontra integrado. Nessa perspectiva, fizemos reflexões sobre o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), artigos e textos abordam sobre o ensino do conteúdo matemático estatística, a transversalidade e a interdisciplinaridade. Este trabalho foi realizado em uma turma de 1° ano de ensino médio na cidade de Esperança- PB, na escola Ecite Monsenhor José da Silva Coutinho. Como resultados, obtivemos a formação de visão da matemática como uma ferramenta capaz que nos mostrar conexões estabelecidas com o meio em que vivemos e novas formas de transmissão e construção do conhecimento para os alunos. Além do mais, os alunos demonstraram uma grande motivação em participar de todo o processo, especificamente o interesse em aprender estatística.
Descrição: NASCIMENTO, F. dos S. Mata Atlântica: Um caminho interdisciplinar no ensino de Estatística Básica. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20947
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda dos Santos Nascimento.pdfPDF - Fernanda dos Santos Nascimento1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.