Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20957
Título: Educação para alunos com necessidades especiais: Realidade de uma escola municipal de Ingá – PB
Autor(es): Melo, Daniele Maria Cardoso
Palavras-chave: Educação inclusiva
Formação docente
Pessoas com deficiência
Data do documento: 14-Ago-2019
Resumo: As leis que regem a educação especial estabelecem que todas as crianças com necessidades especiais, devem ser incluídas nas salas de aula, junto às outras que não apresentam nenhum tipo de necessidade e não sendo colocados em locais isolados, como antes acontecia. Defendem também que as Escolas devem passar por reformas para melhor se adequar e atender as necessidades físicas das crianças, que os professores devem passar por formações continuadas e especificas para trabalhar com as crianças portadoras de necessidades especiais. Além de oferecer materiais adequados para melhor atender aos alunos e dispor de outros profissionais de apoio, como psicólogos, profissionais da saúde, psicopedagogos e outros. Com base nisso, este estudo teve como objetivo avaliar a forma como as escolas do município de Ingá – PB estão se adequando às exigências para a realização da educação inclusiva nas instituições, desde a estrutura física à formação de profissionais habilitados, para o trabalho com as crianças. Para isso desenvolvemos um trabalho de pesquisa de campo, utilizando questionário estruturado (com questões abertas e fechadas), aplicado junto aos professores da instituição, a fim de analisar se a educação para alunos com necessidades especiais em uma escola pública da cidade de Ingá – PB está atendendo as exigências, para a realização da inclusão educacional destas crianças nas salas de aula, bem como, dar subsídios para que haja melhorias na adequação da oferta da educação inclusiva. Contudo, percebeu-se que ainda existe dificuldades na implementação da educação inclusiva, por parte estrutural como, também, no que se refere à capacitação dos professores para lidar com o alunado.
Descrição: MELO, D. M. C. Educação para alunos com necessidades especiais: Realidade de uma escola municipal de Ingá – PB. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20957
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele Maria Cardoso Melo.pdfPDF - Daniele Maria Cardoso Melo464.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.