Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20962
Título: Construção dos poliedros de Platão utilizando origamis modulares
Autor(es): Silva, Idaliane Virgínia Vicente
Palavras-chave: Geometria
Poliedros de Platão
Origamis modulares
Material didático
Data do documento: 14-Ago-2019
Resumo: O presente trabalho pretende ser um material facilitador da aprendizagem para os alunos do 7º ano do ensino fundamental II, no que diz respeito a compreensão do conteúdo de geometria em específico, os poliedros de Platão, já que é um conteúdo pouco abordado nos livros didáticos e são explorados de maneira sucinta. Utilizamos um recurso didático, lúdico e interessante, que foram as dobraduras, a técnica dos origamis modulares. A utilização de materiais didáticos facilita a compreensão e possibilita ao aluno um melhor entendimento do conteúdo, fazendo com que o mesmo coloque em prática o que foi estudado na teoria, tornando o ato de aprender algo prazeroso. A partir das construções trabalhamos os conceitos e definições de sólidos geométricos. Foi aplicado um questionário simples, antes e depois das construções dos sólidos geométricos utilizando os origamis modulares. Os resultados foram satisfatórios, especificando a melhor absorção dos conceitos geométricos para a maioria dos alunos e ressaltamos que o origami é uma ótima ferramenta metodológica para o ensino da geometria.
Descrição: SILVA, I. V. V. Construção dos poliedros de Platão utilizando origamis modulares. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20962
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Idaliane Virgínia Vicente Silva.pdfPDF - Idaliane Virgínia Vicente Silva1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.