Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20974
Título: Relato de experiência: Reflexões sobre as competências didático-pedagógicas na formação inicial de professores
Autor(es): Vieira, Daniel Chaves
Palavras-chave: Formação docente
Prática pedagógica
Videoscopia
Script
Data do documento: 27-Jun-2018
Resumo: Competência é o poder de agir com eficácia dentro de um conjunto de situações, mobilizando e combinando, em tempo real e de modo pertinente os recursos intelectuais e emocionais. Porém, no âmbito escolar ocorre apenas a priorização dos recursos que geram as competências, sem a sua articulação. Neste estágio supervisionado, foram utilizadas diferentes estratégias pedagógicas para o desenvolvimento das aulas e como forma de melhorar o desempenho da prática docente através da formação e desenvolvimento de competências. Nesta perspectiva, este trabalho descreve no formato de relato de experiência, as atividades e práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas IV, em uma escola de ensino fundamental da cidade de Campina Grande, PB. A pesquisa desenvolvida tem característica qualitativa, de cunho descritivo, referindo-se a objetivos de aprendizagem, propostas de contextualização e problematização para as aulas, o uso da ferramenta script, propostas de atividades práticas, métodos de avaliação e elaboração de questões, e a auto avaliação através da videoscopia. Os resultados consistem na reflexão pessoal e subjetiva sobre a prática, evidenciando a importância do compromisso com a prática pedagógica, sabendo adequá-la, aplicá-la e renová-la para instigar o conhecimento nos estudantes.
Descrição: VIEIRA, D. C. Relato de experiência: Reflexões sobre as competências didático-pedagógicas na formação inicial de professores. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20974
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Chaves Vieira.pdfPDF - Daniel Chaves Vieira1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.