Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20980
Título: O Teorema de Pitágoras: Algumas demonstrações e aplicações
Autor(es): Tomaz, José Roberto
Palavras-chave: Matemática
Pitágoras
Teorema de Pitágoras
Data do documento: 26-Ago-2019
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) é decorrência de pesquisas relacionadas ao Teorema de Pitágoras e algumas importantes descobertas matemática atribuídas a ele. Aqui abordamos um pouco da história de Pitágoras, além de algumas demonstrações e aplicações do famoso “Teorema de Pitágoras”. Nosso objetivo é que esse trabalho sirva tanto para o enriquecimento do nosso conhecimento sobre o tema, assim como também possa servir de auxílio às pessoas interessadas em conhecer um pouco sobre este importante teorema e algumas de suas aplicações em diversas áreas do conhecimento, ou até mesmo que possa ser utilizado por professores em sala de aula, de modo a despertar nos estudantes o interesse pela a matemática. Sendo subdivido em capítulos e seções, este trabalho se inicia com uma parte histórica a respeito de Pitágoras, seu teorema e a sua sociedade secreta. Em seguida, são apresentas algumas demonstrações do Teorema de Pitágoras, tanto no campo geométrico, envolvendo comparações de áreas, como no campo algébrico, baseadas nas relações métricas do triângulo retângulo, as quais foram exibidas por inúmeras pessoas ao longo da história. Por fim, traz algumas aplicações deste teorema no dia a dia, em diversas áreas.
Descrição: TOMAZ, J. R. O Teorema de Pitágoras: Algumas demonstrações e aplicações. 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20980
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Roberto Tomaz.pdfPDF - José Roberto Tomaz2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.