Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20983
Título: Os surdos e as dificuldades na sala de aula de Matemática
Autor(es): Costa, Wellington Santos
Palavras-chave: GeoGebra
Surdos
Educação inclusiva
Ensino de Matemática
Data do documento: 26-Ago-2019
Resumo: O estudo feito tem como principal objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos em salas de aulas, sejam elas regulares ou especiais, como também mostrar as dificuldades que professores e intérpretes encontram no decorrer de sua vida de docente, e encontrar soluções que possam amenizar essas dificuldades. No início da pesquisa foi realizada uma fundamentação teórica sobre a surdez, o contexto histórico e sobre a inclusão. Após discussões, decidimos aplicar um questionário com professores e intérpretes para identificar as principais causas que levam os alunos a terem um desempenho muito abaixo do esperado e afim de encontrar uma solução que possa diminuir essas dificuldades, decidimos aplicar um questionário que foi realizado com um professor e uma intérprete da escola de Áudio Comunicação de Campina Grande – EDAC. Os dados obtidos mostram uma situação crítica e preocupante que deve ser levada em consideração, podemos constatar que tantos professores, intérpretes e principalmente alunos tem grandes dificuldades em torno do ensino e aprendizagem, a partir desses dados identificamos que os alunos tem muita dificuldade com a língua portuguesa que é uma peça chave e indispensável saber para ter uma melhor compreensão de todos os assuntos, foi a partir dessas dificuldades que sugerimos a introdução do GeoGebra, pois e uma ferramenta que oferece um recurso de forte apelo visual, pois os alunos surdos usam o canal visuogestual para se comunicarem, então entendemos que o uso do material manipulável traz grandes benefícios no aprendizado. Com o GeoGebra os alunos podem enxergar a matemática por outro ângulo pois terão em mãos uma ferramenta capaz de resolver diversos problemas matemáticos que possam surgir no âmbito de seus estudos.
Descrição: COSTA, W. S. Os surdos e as dificuldades na sala de aula de Matemática. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20983
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington Santos Costa.pdfPDF - Wellington Santos Costa1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.