Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20987
Título: Diagnóstico dos danos ambientais, riscos e perigos presentes no lixão de Massaranduba – PB
Autor(es): Freire, Vitória de Andrade
Palavras-chave: Gestão de Resíduos sólidos
Impactos ambientais
Lixão
Resíduos sólidos
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: A disposição final dos resíduos sólidos produzidos diariamente tornou-se um empecilho, sendo fonte geradora de diversos impactos ambientais, favorecendo a degradação ambiental. Para minimizar esses efeitos, existem alguns métodos de disposição final como: lixões; aterros sanitários (controlado e sanitário); compostagem e reciclagem. Porém o mais utilizado na região Nordeste são os lixões, todavia, este método e o mais agressivo ao meio ambiente. Os resíduos sólidos oriundos do meio rural, urbano e industrial são comumente denominados de lixo, sendo que cada destino dependerá da sua classificação e composição. Esses resíduos são gerados diariamente pelo descarte de restos de alimentos, papéis, plásticos, metais e folhagens das podas de árvores. Nesse contexto, é necessário realizaruma análise preliminar de riscos e o Checklist como intuito de prever o quanto os resíduos podem prejudicar o solo, água e ar de determinada localidade, determinando assim seus riscos e perigos. Esta pesquisa foi baseada na avaliação dos danos ambientais diagnosticados por meio do conhecimento dos riscos e perigos apresentados no gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos e no lixão. Inicialmente foi elaborado um questionário para ser aplicado aos garis e catadores responsáveis pela coleta seletiva do lixão e da cooperativa de reciclagem do referido município. Após a primeira etapa, foram quantificados os dados acerca dos riscos e perigos desses materiais. Os resultados obtidos por meio das respostas dos questionários comprovaram que os garis e coletores não usam todos os equipamentos de proteção individual, sendo expostos a riscos e perigos eventuais do trabalho. A quantificação do nível de risco médio foi crítico e a magnitude do perigo foi média, valores preocupantes, porém possíveis de serem revertidos. Foram realizados palestras e debates abertos para orientar os trabalhadores a propósito das condições de trabalho dos mesmos tais como, o uso de todos os equipamentos de proteção individual e coletivo, de acordo com o tipo de trabalho e legislação vigente, dessa forma será evitado os acidentes constantes observados no ambiente estudado.
Descrição: FREIRE, V. de A. Diagnóstico dos danos ambientais, riscos e perigos presentes no lixão de Massaranduba – PB. 2018. 57f. Monografia (Especialização em Gestão e Auditoria Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20987
Aparece nas coleções:I - EGAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vitória de Andrade Freire.pdfPDF - Vitória de Andrade Freire1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.