Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21017
Título: Alfabetização e letramento: uma nova perspectiva de aprendizagem
Autor(es): Barbosa, Manuela da Silva
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Aprendizagem
Data do documento: 11-Set-2019
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre a prática do letramento dentro da prática alfabetizadora nos anos iniciais, no sentido de seu comprometimento com a alfabetização em sala de aula, e como objetivos específicos pretendemos a) diferenciar os conceitos de alfabetização e letramento; b) identificar os métodos utilizados no processo de aprendizagem e c) discutir a tecnologia em sala de aula, no processo de alfabetização e letramento.Tendo como metodologia uma pesquisa exploratória elaborada durante o componente curricular “Alfabetização e Letramento” do curso de Pedagogia no semestre 2018.1 da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I, Campina Grande - PB. E objetiva refletir sobre a prática alfabetizadora nos anos iniciais, a partir de entrevistas com duas professoras que lecionam na rede Municipal de ensino do município de Barra de Santana e do município de Gado Bravo. Discutimos a alfabetização como a apropriação do sistema linguístico e do letramento como prática social. É importante ressaltar que se compreenda a alfabetização como o processo de apropriação da escrita alfabética e o letramento é o resultado competente da leitura e da escrita nas práticas sociais, desde que o sujeito saiba fazer uso dessas práticas sociais de leitura e de escrita. Associado a isso, ressaltamos também o processo do letramento daqueles que não adquiriram o sistema linguístico ainda, mas que podem ser considerados letrados, a depender do contexto histórico e cultural no qual estão inseridos. Apontamos a partir das perspectivas tradicionais de ensino baseada na forma de métodos sintético e o método analítico e da perspectiva construtivista.Contudo, é notável que alfabetizar é um dos processos mais importantes na vida escolar da criança onde resultará marcas positivas e negativas que permaneceram marcadas em suas memórias. Discorremos a partir da visão de autores como Soares (1999), Soares (2003), Morais e Albuquerque (2010), Lorenzet e Girotto (2010), Melo (2012) e Brito e Rasia (2017), entre outros. Concluímos que é de fundamental importância o comprometimento dos professores em buscar novas formações e de aplicar dentro de sala de aula novas metodologias de ensino.
Descrição: BARBOSA, M. da S. Alfabetização e letramento: uma nova perspectiva de aprendizagem. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21017
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MANUELA DA SILVA BARBOSA.pdf668.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.