Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21020
Título: A imagem do povo negro: uma análise de livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Farias, Kassandra Barbosa
Palavras-chave: Questões éticos-raciais
Identidade negra
Livro didático
Diversidade cultural
Data do documento: 20-Ago-2019
Resumo: Esse artigo tem como objetivo geral analisar a imagem do povo negro nos Livros Didáticos de História A Escola é Nossa, Porta Aberta e Ápis, do 30 ano do Ensino Fundamental, especificamente, identificar como são apresentadas as imagens do negro e os assuntos abordados e verificar se essas obras atendem às exigências da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que obriga o ensino de História e Cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas brasileiras. Buscou-se apoio nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em trabalhos de alguns autores, como Hall (2006), Melo (2016), Silva (2010), entre outros. Os procedimentos metodológicos dessa pesquisa foram bibliográficos e documentais com caráter qualitativo e descritivo. Para trabalhar os dados, considerou-se a análise de conteúdo e, através de comparações e semelhanças entre os Livros Didáticos, identificou-se como categorias a Identidade Negra e a Diversidade Cultural. Foi constatado que a imagem do negro aparece positivada em alguns momentos e negativada em outros, e essas imagens podem influenciar na formação da identidade negra. A diversidade cultural está presente de forma que precisa destacar a influência negra. Sendo assim, é necessário que o(a) professor(a) tenha uma boa formação e esteja atento às questões de invisibilidade e silenciamento das culturas afrobrasileiras e africanas na formação do país. Assim, através desse estudo, a autora conseguiu enxergar e refletir sobre questões étnico-raciais de grande relevância para vida pessoal e profissional. Por fim, acredita-se na necessidade de revisões dos livros didáticos, pois ainda precisa dar visibilidade à influência negra na história e cultura brasileira, bem como, na formação da identidade negra das crianças.
Descrição: FARIAS, K. B. A imagem do povo negro: uma análise de livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental. 2019. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21020
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - KASSANDRA BARBOSA FARIAS.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.