Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21026
Título: A importância do lúdico no processo da aprendizagem em educação infantil: um estudo a partir das Teorias de Piaget e Vygotsky
Autor(es): Bezerra, Eduardo Dantas
Palavras-chave: Educação infantil
Aprendizagem
Lúdico
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho acadêmico tem como tema a importância do lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil: um estudo a partir das teorias de Piaget e Vygotsky, procurou-se aqui ressaltar a realidade pedagógica da experiência vivenciada no decorrer do estágio supervisionado em Educação Infantil, no qual se constatou que as crianças em sala de aula junto com as professoras praticavam atividades lúdicas, tais como jogos e brincadeiras que eram inseridos no processo de aprendizagem das mesmas. Nesse sentido, entende-se que trabalhar o lúdico é uma ferramenta indispensável para a prática docente e consequentemente para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, pois a ludicidade desperta o interesse da criança, motiva a sua participação em um cenário de fantasia, cores e magia. Para verificar a importância do lúdico no processo de socialização e de desenvolvimento cognitivo dentro da Educação Infantil, fez-se uso de uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de material já elaborado sobre o tema. Nesse contexto, analisamos os jogos e as brincadeiras através dos autores Piaget e Vygotsky, os quais ressaltam a importância para o desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem. Portanto, as atividades lúdicas são de fundamental importância, pois através do ensino baseado na ludicidade o encanto de aprender torna-se mais envolvente, considerando atividades sociais privilegiadas de interação específica e fundamental que garantem a construção do conhecimento da realidade dos jogos e brincadeiras vivenciados pelas crianças na Educação Infantil.
Descrição: BEZERRA, Eduardo Dantas. A importância do lúdico no processo da aprendizagem em educação infantil: um estudo a partir das Teorias de Piaget e Vygotsky. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21026
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Dantas Bezerra.pdfPDF - Eduardo Dantas Bezerra628.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.