Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21034
Título: Eficácia do laser de baixa potência no controle da sensibilidade dental induzida pelo clareamento dentário em consultório
Autor(es): Ramos, Thays de Oliveira
Palavras-chave: Laser
Clareamento Dentário
Odontologia
Data do documento: 8-Nov-2018
Resumo: OBJETIVO: Avaliar comparativamente a eficácia do laser de baixa potência em diferentes tempos, no controle da sensibilidade dental provocada pelo clareamento dentário, in office. MÉTODO: Realizou-se um estudo do tipo ensaio clínico, prospectivo, analítico, controlado, aleatorizado e randomizado. Em uma amostra de 60 pacientes foi realizado o clareamento dental em consultório com peróxido de hidrogênio a 35%. Em seguida, os participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos. O grupo controle não recebeu terapêutica com o laser. No grupo teste 1 recebeu irradiação do laser de baixa potência infravermelho (808 nm, 40 mW, 20 s, 20 J / cm2, 0,4 J) após o clareamento dental. Enquanto que, o grupo 2, recebeu irradiação do laser de baixa potência infravermelho antes e após o clareamento dental. Os níveis de sensibilidade foram aferidos com a Escala Visual Numérica (EVN), durante sete dias. Para isso foi utilizada uma ficha de autopercepção diária, afim de investigar se com o uso do laser de baixa potencia há uma redução no nível de sensibilidade pós-clareamento. Aplicou-se o teste estatístico de Kruskal-Wallis com nível de significância de α<0,05. RESULTADOS: Verificou-se nos primeiros dois dias de avaliação que o grupo 1 apresentou menor nível de sensibilidade (3.10; 0,15) quando comparado ao grupo controle (5,80; 1,35) e o grupo 2 (5,15; 1,95). Do terceiro ao sétimo dia, as médias de sensibilidade foram reduzindo até ficarem nulas. Sendo assim mais eficaz o protocolo de laser usado no grupo teste 1. CONCLUSÕES: Os resultados sugerem que o laser de baixa potência infravermelho podem ser recursos importantes para minimizar a sensibilidade do clareamento dental profissional.
Descrição: RAMOS, Thays de Oliveira. Eficácia do laser de baixa potência no controle da sensibilidade dental induzida pelo clareamento dentário em consultório. 2018. 28 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21034
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Thays-de-Oliveira-Ramos.pdf733.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.