Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21051
Título: | A história do curso de pedagogia no Brasil: criação e consolidação |
Autor(es): | Silva, Levi Pereira da |
Palavras-chave: | Curso de pedagogia Perfil profissional Pedagogo Histórico da pedagogia |
Data do documento: | 20-Dez-2018 |
Resumo: | Este trabalho discute o Curso de Pedagogia. Para tanto, faz uma digressão histórica no sentido de delinear fatos relevantes ao longo do tempo que implicaram na criação e mudança no Curso em tela. Situam-se acontecimentos marcantes para a criação de tal Curso, em específico, aqueles pertinentes à legislação brasileira, tais como a criação do Curso de Pedagogia em 1939, mas também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 4.024/1961 e nº 9.394/1996, o Parecer nº 252/1969 dentre outros. Assim, recorremos à pesquisa documental como procedimento metodológico. Por meio dos documentos analisados entende-se que ao longo do tempo o Curso de Pedagogia sofreu alterações significativas em seu currículo, bem como no perfil do profissional a ser formado. E, neste momento, indaga-se ainda a pertinência de um pedagogo generalista através de currículos fragmentados para atender a demandas diversas, escolares e extraescolares. |
Descrição: | SILVA, L. P. da. A história do curso de pedagogia no Brasil: criação e consolidação. 2018. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21051 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - LEVI PEREIRA DA SILVA.pdf | 480.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.