Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21086
Título: Propondo atividades geométricas em um ambiente robótico
Autor(es): Costa, Genailson Fernandes da
Palavras-chave: Robótica educacional
Ensino
Geometria
Aluno
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho versa sobre o aluno do ensino fundamental, no que diz respeito às proposições e reflexões acerca de atividades investigatórias e exploratórias de geometria num ambiente robótico, analisando também suas viabilidades e suas possíveis limitações. O estudo teve como objetivo principal, garantir uma aprendizagem matemática geométrica de qualidade, ou seja, significativa. Entende-se que a ferramenta por si só não garante o entendimento dos conteúdos pelos alunos, porém se propormos desafios nesse ambiente bem pensados, principalmente aqueles que o aluno possa ativar seus processos cognitivos, a mesma funcionará como uma boa prática de ensino. Papert através da teoria criada por ele, o construcionismo propõe que a criança seja construtora de suas estruturas intelectuais. No entanto, ele inclui a necessidade da montagem de um artefato externo, no nosso caso o robô. Na mesma linha o professor assume o papel do provocador, fazendo questionamentos e gerando desafios, ao mesmo tempo, também estabelecendo com os alunos uma relação de companheirismo e cordialidade, no momento em que a aprendizagem matemática se processa.
Descrição: COSTA, Genailson Fernandes da. Propondo atividades geométricas em um ambiente robótico. 2015. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21086
Aparece nas coleções:94 - TCC
94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genailson Fernandes da Costa.pdfPDF - Genailson Fernandes da Costa993.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.