Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21102
Título: Indisciplina e aprendizagem: Um desafio para o professor do século XXI
Autor(es): Atayde, Olga Antonia de
Palavras-chave: Indisciplina escolar
Relação professor-aluno
Ambiente escolar
Data do documento: 19-Jul-2014
Resumo: As várias transformações ocorridas na sociedade, no contexto familiar e educacional trouxeram muitas mudanças que influenciaram as atitudes dos alunos em sala de aula. Estas trouxeram algumas consequências negativas para o ensino, entre as quais está a indisciplina, que é um problema que afeta a maioria das instituições escolares brasileiras e interfere negativamente no processo pedagógico, comprometendo a qualidade da educação. Inúmeros são os fatores que levam o aluno a ser indisciplinado, alguns deles foram identificados e discutidos nesta pesquisa, entre os quais estão: a influência da família, da escola, dos professores e dos colegas. Assim, este estudo através de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica e descrever algumas das causas da indisciplina na sala de aula além, de sugerir intervenções para o problema. Percebeu-se que o meio de convívio dos alunos é o fator que mais os influência a apresentarem atos indisciplinados, portanto para que a questão seja amenizada e/ou evitada no ambiente escolar e mais precisamente em sala de aula, é necessário a intervenção da família, inserindo limites e valores durante a educação das crianças, a existência de uma boa relação entre escola, professor e aluno e a participação da sociedade nas atividades da comunidade escolar também são peça fundamental na solução deste problema.
Descrição: ATAYDE, Olga Antonia de. Indisciplina e aprendizagem: Um desafio para o professor do século XXI. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21102
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Olga Antonia de Atayde.pdfPDF - Olga Antonia de Atayde313.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.