Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21176
Título: A crise hídrica e potencial de captação de água de chuva na Escola Estadual Senador José Gaudêncio
Autor(es): Guimarães, Ylka da Silva
Palavras-chave: Captação de água
Água de chuva
Água potável
Crise hídrica
Data do documento: 6-Nov-2019
Resumo: A água potável tem grande importância no desenvolvimento de todo ecossistema e daqueles de dependem de sua continuidade e a sua falta de é cada vez maior para o uso humano, sendo sentida em todas as regiões do planeta terra e não apenas nas regiões semiáridas como antes se falava. Os recursos hídricos e sua distribuição relacionam-se ao crescimento das populações, o que vem dificultando a disponibilidade dessa água potável uma vez que quanto mais pessoas, mais se necessita da utilização de água. O Brasil se destaca a nível mundial, por sua quantidade de reservas de água doce. A seca e a estiagem são fenômenos caracterizados pela ausência, escassez, frequência reduzida, quantidade limitada e má distribuição das precipitações pluviométricas durante as estações chuvosas. Todo esse problema de seca ou estiagem no Nordeste brasileiro, que é segunda região mais populosa do país, abrange as áreas rurais como também as urbanas. A falta de água no município de Serra Branca, devido aos 7 anos de seca, atingiu também as escolas do município, onde muitos alunos ficaram sem aula por falta de água. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino médio Senador José Gaudêncio, no Município de Serra Branca – PB, sendo considerada como a maior da cidade e oferta o ensino médio e a educação de jovens e adultos (EJA). Foi realizada uma entrevista informal com o Diretor Valmir Pinto, que pode nos relatar que o consumo de água é utilizado para diversos fins dentro da instituição de ensino, desde o uso por docentes, discentes e os diversos funcionários da escola. O desperdício foi evidenciado através do descarte do restante de água dos copos, das diversas descargas e da água utilizada para lavar as mãos, água essa que poderia ser reutilizada para outros fins e é misturada a água de esgoto, que não possui qualquer forma de reutilização. Com essa problemática, a Escola Estadual Senador José Gaudêncio também nos mostra que há um cuidado moderado quando ao uso e desperdício de água na instituição de ensino. O objetivo desse trabalho é a investigação a cerca da redução no consumo de água potável, que se tratando de uma escola de grande porte como a escola Senador José Gaudêncio como também a utilização da água de chuva captada dos telhados da área coberta do educandário.
Descrição: GUIMARÃES, Y. da S. A crise hídrica e potencial de captação de água de chuva na Escola Estadual Senador José Gaudêncio. 2019. 63p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21176
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - YLKA DA SILVA GUIMARÃES.pdf7.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.