Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21185
Título: A mobilização de mídias e do tablet educacional no ensino de língua portuguesa em Campina Grande
Autor(es): Sousa, Andreza Caetano de
Palavras-chave: Educação
Tablet educacional
Ensino de língua portuguesa
Data do documento: 18-Out-2014
Resumo: Este trabalho é apresentado com o objetivo geral de verificar a utilização de mídias nas aulas de língua portuguesa nas escolas estaduais que receberam o tablet e a formação do curso “Uso pedagógico do tablet educacional” na cidade de Campina Grande-PB, em 2013, vista a necessidade de atentarmos na atualidade para a influência do uso e do discurso midiático e de estabelecermos sua relação com a Educação. Como objetivos específicos apresentamos os seguintes: 1. Averiguar se professores de língua portuguesa do ensino médio das escolas estaduais de Campina Grande-PB utilizam mídias em sala de aula; 2. Em caso afirmativo de 1, verificar como esses professores utilizam as mídias em suas aulas de português, se como recursos didáticos simplesmente ou se com finalidades pedagógicas definidas; e, 3. Em caso afirmativo de 1 e 2, se os professores entrevistados utilizam os tablets educacionais enquanto suportes midiáticos e recursos pedagógicos. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo-interpretativista que teve corpus composto por questionários aplicados com os professores de Língua Portuguesa representantes da modalidade de ensino referida, na cidade de Campina Grande - PB. Esse estudo foi fundamentado em autores como Kenski (2003), Prado (2005), Almeida (2007) e Moran (2009), no que respeita ao potencial pedagógico da utilização das mídias no ensino, e em Magalhães (2001), Carvalho (2007), Rafael (2007) e Signorini (2007), no que confere reflexões acerca de formação de professor como mediador/didatizador de saberes. Os resultados sinalizaram que todos os professores participantes utilizam pelo menos três das cinco mídias focalizadas no trabalho, a saber jornal e revista (impressos), televisão, internet, rádio e vídeos com finalidades definidas, além do que, evidenciaram a intrínseca relação a ser considerada entre a mobilização adequada de mídias na educação e a formação renovada dos sujeitos representantes da instância educacional. No entanto, nos surpreendemos com o fato de terem participado de cursos de formação, mas, em sua maioria, não utilizavam o tablet como recurso didático-pedagógico nem as mídias de maneira a desvelar seu potencial pedagógico.
Descrição: Viana. Francisco Torquato. A mobilização de mídias e do tablet educacional no ensino de língua portuguesa em Campina Grande. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21185
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Caetano de Sousa.pdfPDF - Andreza Caetano de Sousa623.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.