Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21187
Título: | A interculturalidade e o ensino de literatura |
Autor(es): | Barros, Abel Júnior Batista |
Palavras-chave: | Cultura Ensino de literatura identidade cultural |
Data do documento: | 16-Set-2014 |
Resumo: | Como a cultura ou culturas influenciam os sujeitos a conviverem na interculturalidade, este trabalho monográfico discorrerá sobre as múltiplas definições de cultura nas visões de Tomazi (2010) e Santaella (2003), alguns pontos entre a cultura do povo x popular e o autoritarismo das elites segundo Chauí (2011) e a questão da identidade cultural na pós-modernidade na visão de Hall (2002). Em seguida apresentamos a temática da pluralidade cultural segundo os parâmetros curriculares nacionais (2001) e suas contribuições à escola. Por último, discorreremos sobre as conceituações de literatura colonial e nacional na escola, a questão da periodização literária e o instinto de nacionalidade segundo Coutinho (2008), assim como também algumas abordagens metodológicas sobre o ensino de Literatura Brasileira hoje na escola na perspectiva de Cereja (2013) e o que recomenda os parâmetros curriculares nacionais (2002) para o ensino de literatura, concluindo com a experiência do projeto “Literart: linguagens e cultura”. |
Descrição: | Barros, Abel Júnior Batista. A interculturalidade e o ensino de literatura. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21187 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Abel Júnior Batista Barros.pdf | PDF - Abel Júnior Batista Barros | 580.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.