Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21209
Título: Evidenciação ambiental das companhias abertas de madeira, papel e celulose no Brasil em 2017
Autor(es): Melo, Mislayne Fátima dos Santos
Palavras-chave: Educação ambiental
Setor de madeira
Papel
Celulose
Evidenciação ambiental
Data do documento: 21-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O estudo objetiva analisar as informações ambientais dos relatórios contábeis das companhias abertas do setor de madeira, papel e celulose no Brasil em conformidade com a NBC T15, no ano de 2017. Para tanto, foram analisadas 7 empresas do setor de madeira, papel e celulose, listadas na B3 2018. A pesquisa investigou os relatórios contábeis: relatório anual, relatório de sustentabilidade e notas explicativas para identificar o nível de evidenciação ambiental dessas empresas, foi utilizada uma escala Likert medida de 0 a 4 adaptado da pesquisa de Freitas e Strassburg (2007). De acordo com os resultados, as variáveis mais evidenciadas da NBC T15 foram: 1 e 2 - Investimentos relacionados ao meio ambiente, 3 - Investimentos relacionados a educação, 4 - Investimentos relacionados a projetos ambientais, 7 - Passivos e contingências ambientais, 8 - Políticas ambientais e 9 - Outras informações ambientais. Destaca-se a Irani, Klabin, Fibria e Duratex, pois foram as empresas que mais evidenciaram em seus relatórios as subcategorias estudadas. Vale ressaltar também que exceto a Santher, todas as empresas receberam pontuação 4 (métrica máxima) por evidenciar que possuem certificação ISO 9000 e/ou 14000, porém chama-se atenção para os itens pouco divulgados e com métrica baixa (auditoria ambiental, desenvolvimento de produtos ecológicos, reparo dos danos ambientais, dentre outros). Percebe-se ainda que as variáveis investigadas são mais divulgadas nos relatórios de sustentabilidade e relatórios anuais em relação às notas explicativas.
Descrição: MELO, M. F. dos S. Evidenciação ambiental das companhias abertas de madeira, papel e celulose no Brasil em 2017. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21209
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mislayne Fátima dos Santos Melo.pdf668.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.