Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21220
Título: | Filosofia no ensino médio para a emancipação do pensamento: reflexão das concepções adornianas sobre educação a partir de um relato de experiência |
Autor(es): | Muniz, Camila Guedes |
Palavras-chave: | Ensino de filosofia Relato de experiência Estágio supervisionado Adorno |
Data do documento: | 26-Nov-2019 |
Resumo: | Este artigo pretende direcionar o olhar para o ensino de filosofia nos dias atuais, frente ao pensamento autoritário e conservador, crescente no país e no mundo. A metodologia utilizada foi a análise das vivências do estágio supervisionado, pesquisa, revisão bibliográfica e teórica. A primeira parte consiste no relato de experiência com o estágio supervisionado, que revelará as problemáticas que serão trabalhadas no decorrer do artigo. A segunda compreende, através da obra de Theodor W. Adorno, a questão da educação sob a dominação da indústria cultural e a importância da emancipação do pensamento e do sujeito para combater a barbárie. A terceira faz algumas reflexões sobre a própria prática do ensino de filosofia em sala de aula, apontando quais deveriam ser seus objetivos e seus enfrentamentos a partir de autores como Freire (2019) e Gallo (2007). |
Descrição: | MUNIZ, C. G. Filosofia no ensino médio para a emancipação do pensamento: reflexão das concepções adornianas sobre educação a partir de um relato de experiência. 2019. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21220 |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - CAMILA GUEDES MUNIZ.pdf | 483.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.