Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21220
Título: Filosofia no ensino médio para a emancipação do pensamento: reflexão das concepções adornianas sobre educação a partir de um relato de experiência
Autor(es): Muniz, Camila Guedes
Palavras-chave: Ensino de filosofia
Relato de experiência
Estágio supervisionado
Adorno
Data do documento: 26-Nov-2019
Resumo: Este artigo pretende direcionar o olhar para o ensino de filosofia nos dias atuais, frente ao pensamento autoritário e conservador, crescente no país e no mundo. A metodologia utilizada foi a análise das vivências do estágio supervisionado, pesquisa, revisão bibliográfica e teórica. A primeira parte consiste no relato de experiência com o estágio supervisionado, que revelará as problemáticas que serão trabalhadas no decorrer do artigo. A segunda compreende, através da obra de Theodor W. Adorno, a questão da educação sob a dominação da indústria cultural e a importância da emancipação do pensamento e do sujeito para combater a barbárie. A terceira faz algumas reflexões sobre a própria prática do ensino de filosofia em sala de aula, apontando quais deveriam ser seus objetivos e seus enfrentamentos a partir de autores como Freire (2019) e Gallo (2007).
Descrição: MUNIZ, C. G. Filosofia no ensino médio para a emancipação do pensamento: reflexão das concepções adornianas sobre educação a partir de um relato de experiência. 2019. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21220
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CAMILA GUEDES MUNIZ.pdf483.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.