Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21222
Título: O processo de ensino/aprendizagem de produção de texto na escola cidadã integral
Autor(es): Gurjão Segunda, Zélia Firmina
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Escola cidadã integral
Produção de texto
Data do documento: 2-Jul-2019
Resumo: Atualmente, o processo de ensino/aprendizagem de produção textual nas escolas, sobretudo no que se refere ao gênero dissertativo-argumentativo, exigido pelo Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, demonstra uma grande dificuldade na formação de escritores críticos e habilmente competentes. Com isso, a necessidade de se valer de novas metodologias se torna cada vez maior, tanto para professores como para a organização escolar, sendo importante atentar para os novos modelos de currículo ora propostos. Considerando o modelo curricular da Escola Cidadã Integral – ECI, o presente estudo investiga o processo da escrita e sua evolução, bem como a desenvoltura na escrita durante o processo contínuo de reescrita, tendo como critério modelos pedagógicos e metodologias que possam contribuir para o desenvolvimento da escrita e suas técnicas dentro deste novo modelo escolar. Para tanto, analisam-se as produções escritas de duas alunas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Campina Grande – PB, com o objetivo de identificar como o processo de implementação e efetivação das Escolas Cidadãs Integrais (ECI) na Paraíba interferiu no ensino de produção textual, especificamente, do texto dissertativo-argumentativo. Desse modo, parte-se de uma análise comparativa de produções de textos da fase inicial do primeiro ano da implantação da escola integral e da fase final do primeiro semestre deste mesmo ano. Alguns teóricos como Bakhtin (2000), Fiorin (2015; 2016), Bezerra (2007; 2018), Melo Neto e Morais (2017), Breton (2003) e Geraldi (2013) foram substanciais para a fundamentação deste estudo, além de documentos específicos, tais como: BNCC (2017), PNE (2014-2024), Diretrizes ECI (2019) e Redação no ENEM (2018). De acordo com o estudo desenvolvido, foi possível concluir que os resultados obtidos com as produções textuais no fim do primeiro semestre apontam uma notória evolução da escrita contemplada pela metodologia inovadora, de modo que a nova fórmula pedagógica modifica a forma como o estudante da escola pública é preparado para produzir uma redação satisfatória e que atenda às exigências do Exame Nacional do Ensino Médio.
Descrição: GURJÃO SEGUNDA, Z. F. O processo de ensino/aprendizagem de produção de texto na escola cidadã integral. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21222
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ZÉLIA FIRMINA GURJÃO SEGUNDA.pdf1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.