Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21250
Título: Relação professor-aluno e a importância do relacionamento afetivo entre professor e aluno
Autor(es): Lima, José de
Palavras-chave: Relação
Professor
Aluno
Ensino
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Essa pesquisa investigou o desenvolvimento da relação professor – aluno, enquanto processo cognitivo e social. Analisando, principalmente, os aspectos que contribuem para a teoria do afeto / esforço e o aluno valorizando no professor as qualidades que os ligam afetivamente. Com base nas teorias de relevantes autores, que se dedicam ao estudo do processo da relação professor – aluno, “nasceu” o desejo de fato tais pesquisas poderiam ser confirmadas na prática do dia-a-dia. A pesquisa foi realizada com 10 docentes e 30 discentes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Márcia Guedes, sediada em Belém – PB. O objetivo principal foi perceber como os professores avaliam a experiência pedagógica desenvolvida, utilizando-se da análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados. Para isso, foi elaborado um roteiro de entrevista que serviu de orientação para a pesquisa. A partir das respostas aos questionamentos da entrevista foi organizado um perfil dos professores e alunos. Em seguida foram analisados os pontos positivos e negativos conforme a percepção dos docentes e discentes. Várias considerações surgiram, entre os aspectos “positivos” destacados constatamos que a relação professor – aluno deferiu substancialmente os objetivos pretendidos com relação ao exercício democrático desenvolvido e exercidos pelos seus componentes durante a realização de suas etapas. Como aspecto “negativo” encontra-se atitude discriminatória que não é concebível, sobretudo, em uma relação professor – aluno. O autor pretende que, do seu estudo, haja contribuições úteis para as pessoas envolvidas com a causa dos movimentos sociais e educacionais. Diante dessa realidade, destaca-se como papel importante o incentivo instaurado na relação professor – aluno como instrumento de transformação cognitiva e social.
Descrição: LIMA, José de. Relação professor-aluno e a importância do relacionamento afetivo entre professor e aluno. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21250
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jose de Lima.pdfPDF - Jose de Lima551.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.