Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21252
Título: Valoração da paisagem da Área de Proteção Ambiental do Cariri - PB
Autor(es): Guimarães, Yasmin Cynara de Oliveira
Palavras-chave: Valoração da paisagem
Proteção ambiental
Lanbioeva
Ordenamento territorial
Data do documento: 18-Out-2019
Resumo: O trabalho apresentado trata da valoração da paisagem vegetal da Área de Proteção Ambiental – APA do Cariri por meio da metodologia de valoração da paisagem LANBIOEVA – Landscape Biogeographic Evalution. Foram valoradas duas áreas que apresentam diferentes tipos de uso e gestão, são elas a Fazenda Salambaia e o Sítio Bravo. Buscamos trabalhar com as feições paisagísticas mais significativas da Área de Proteção Ambiental, representadas por bordas de lajedos e lajedos. As bordas de lajedos por sua significativa cobertura vegetal e riqueza de espécies e os lajedos que mostram características opostas as bordas, onde a diversidade é baixa e a cobertura pouco representativa. A metodologia de valoração de paisagens vegetais LANBIOEVA vem sendo amplamente aplicada em diferentes ambientes pelo globo, se apresenta como uma excelente ferramenta de ordenamento e gestão territorial. Podemos dizer então que o trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão dos valores encontrados para as duas áreas anteriormente citadas, buscando apresenta algumas propostas para melhor gestão.
Descrição: GUIMARÃES, Y. C. de O. Valoração da paisagem da Área de Proteção Ambiental do Cariri - PB. 2019. 82 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21252
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - YASMIN CYNARA DE OLIVEIRA GUIMARÃES.pdf5.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.