Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21280
Título: A construção do feminino em crônicas de Martha Medeiros
Autor(es): Santos, Janaína Silva dos
Palavras-chave: Crônica
Literatura
Literatura feminina
Feminismo
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: O presente artigo tem como corpus de estudo as crônicas” O que quer uma mulher”; “Sustento feminino”; “A mulher independente”, pertencentes aos respectivos livros da escritora Martha Medeiros Trem-bala (1999), A graça da coisa (2013), Feliz por nada (2011). As crônicas foram publicadas, inicialmente, nos jornais Zero Hora e O Globo. O objetivo principal da pesquisa é investigar representações sobre o feminino presente nas crônicas selecionadas. Os objetivos específicos são: fazer o levantamento do perfil sociocultural das mulheres presentes nos textos; discutir, a partir do perfil das mulheres presentes nas crônicas, o (s) papel (eis) assumido (s) pelas personagens femininas na sociedade; identificar as principais demandas dessas mulheres na atualidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica centrada na leitura e análise da crônica. O escopo teórico que norteia a pesquisa aqui realizada é definido por Moisés (2012), Candido (2003), Beauvoir (1967), Duarte (2003), Telles (2010), dentre outros. A partir da análise das crônicas, consideramos que as narrativas são dirigidas às leitoras contemporâneas, registrando-se assim visões sobre a condição social da mulher, pertencente, principalmente, à classe privilegiada, burguesa, branca, independente financeiramente. São mulheres que trabalham fora do lar, viajam, fazem atividades físicas, preocupam-se com a aparência, lutam contra padrões machistas, sofrem, amam, separam-se dos seus parceiros. As personagens vivem em espaços urbanos das grandes cidades e confrontam-se cotidianamente com discursos e práticas convencionais sobre ser mulher.
Descrição: SANTOS, J. S. dos. A construção do feminino em crônicas de Martha Medeiros. 2019. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21280
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JANAINA SILVA DOS SANTOS.pdf520.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.