Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21315
Título: Possibilidades pedagógicas para inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista - TEA
Autor(es): Freire, Maria Pâmela Thaise da silva
Palavras-chave: Educação inclusiva
Autismo
Formação pedagógica
Data do documento: 13-Nov-2019
Resumo: O autismo tem sido tema de importantes debates, tanto em âmbito nacional quanto global. Dependendo da gravidade e da especificidade de cada caso, algumas crianças autistas podem no futuro chegar a desenvolver uma vida independente, enquanto que outras irão precisar continuamente de suporte familiar como dos serviços sociais e nos casos mais graves terão de recorrer a instituições especializadas. De fato, à educação inclusiva tem como um dos obstáculos para os professores, a integração em sala de aula dos alunos com características diferentes daquelas que já estão pré-estabelecidas pela sociedade. É um desafio promover para essas crianças um ambiente educativo acolhedor em sala de aula para que elas possam ter acesso as mesmas oportunidades que os demais alunos. No entanto, nem sempre a formação profissional capacita para lidar com essa demanda. O que torna pertinente questionarmos como tornar esses professores mais qualificados para receber tais alunos em sala de aula tornando-os participativos nos conteúdos curriculares oferecidos pela escola? O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar as dificuldades encontradas pelos educadores no processo de ensino/aprendizagem de alunos com TEA a fim de contribuir para a melhor qualidade de ensino disponibilizada nas instituições escolares. O interesse pelo presente tema surgiu a partir de várias experiências vivenciadas nas escolas em estágio pedagógico não obrigatório (entre os anos de 2014 a 2016 na Escola Virgem de Lourdes, escola particular, localizada em Campina Grande – PB, onde foi possível identificar a dificuldade e a falta de preparação pedagógica de muitos professores, a falta de materiais pedagógicos que favorecessem a inclusão de alunos especiais na rede de ensino regular. Para que se efetive uma prática pedagógica inclusiva, se faz necessário investimento na formação de professores com condições profissionais que promovam um atendimento escolar que almeje a superação das limitações que o aluno venha apresentar.
Descrição: FREIRE, M. P. T. da S. Possibilidades pedagógicas para inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista - TEA. 2019. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21315
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA PÂMELLA THAISE DA SILVA FREIRE.pdf540.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.