Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21328
Título: Tecnologias discursivas de poder e subalternidade em Machado de Assis
Autor(es): Costa, Rebeca Henriques da
Palavras-chave: Foucalt
Tecnologias do poder
Relações de poder
Análise do discurso
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: Este artigo pretende discutir a parti r do conceito de poder em Foucault a análise crítico- social por Machado de Assis no conto “Pai contra Mãe”. Para tanto, embasamos as discussões em primeiro esclarecer o conceito de poder em Foucault em sua obra sobre as relações de poder, retratar a sua ideia sobre as tecnologias de poder como uma ferramenta utilizada para estimular as relações de poder dentro dos espaços sociais. Demostrar como e a partir de que essas tecnologias funcionam, enfatizando também seu lado negativo dentro das relações de poder, expondo a quem elas servem e quem os prejudicados por elas. Em um segundo momento irá expor a concepção de modernidade dentro do ponto de vista histórico, descrever os momentos cruciais em que ela se diferencia ao decorrer da história e vai tomando novas formas com o passar dos séculos. Ainda nesse momento será mostrado como Machado de Assis expõe sua opinião sobre a sociedade moderna brasileira através de sua escrita, descrevendo de que forma ele a expõem e discutindo a respeito de suas intenções ao fazê-la. E em terceiro iremos analisar como “Pai contra mãe” é um exemplo de como Machado de Assis utiliza-se da escrita literária para criticar a realidade social de sua época e ressaltar também a importância do texto literário como ferramenta de posicionamentos ideológicos para reflexões políticas.
Descrição: COSTA, R. H. da. Tecnologias discursivas de poder e subalternidade em Machado de Assis. 2018. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21328
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - REBECA HENRIQUES DA COSTA.pdf460.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.