Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21333
Título: Motivação para aprender e metodologias ativas: potencialidades no processo educativo
Autor(es): Batista, Thayná Souto
Palavras-chave: Motivação no ensino
Metodologias ativas
Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Data do documento: 25-Jun-2019
Resumo: A Motivação para aprender é tida como um impulso que direciona e mantém o indivíduo na realização de determinada tarefa, esse tema tem sido estudado por psicólogos e professores visto a sua importância no processo educativo. As dificuldades encontradas no contexto escolar nem sempre estão ligadas as questões biológicas, mas ao contexto social e cultural e estas podem estar relacionadas à falta de motivação que pode ser causada por diversos fatores, tais como: baixa autoestima, metodologias não satisfatórias, planejamentos dos professores, problemas no ambiente familiar e/ou escolar, etc. Com isso, o presente estudo objetiva apresentar a motivação para aprender e as metodologias ativas como potencialidades no processo educativo, pois diante dos estudos relacionou que as metodologias ativas pode ser uma grande ferramenta para promoção da motivação para aprender em estudantes, visto que a mesma tem como característica o papel ativo do discente em sala de aula o que provoca uma aprendizagem significativa e promove a autonomia no mesmo. A metodologia atotada foi a revisão bibliográfica a partir de artigos e livros que discute a temática em questão utilizamos como termos descritores para nossa pesquisa: motivação para aprender, estratégias de aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, aprendizagem na perspectiva sócio-histórica e metodologias ativas. Conclui-se que as metodologias ativas promovem uma aprendizagem significativa promovendo o diálogo e a interação estimulando a motivação para aprender do aluno, pois o mesmo se torna sujeito de sua aprendizagem. Essa pesquisa utilizou autores como: Boruchovitch e Bzuneck (2013), Piletti e Rossato (2017) e Vasconcelos Et al (2018).
Descrição: BATISTA, T. S. Motivação para aprender e metodologias ativas: potencialidades no processo educativo. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21333
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - THAYNÁ SOUTO BATISTA.pdf439.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.