Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21353
Título: Racismo e literatura: uma análise da questão negra através da Literatura
Autor(es): Almeida Filho, Gilmar Alves de
Palavras-chave: Racismo estrutural
Literatura
Escravidão no Brasil
Negro
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho propõe analisar a situação dos negros nos períodos abolicionista e atual através da literatura, bem como contribuir para o debate acerca do racismo e apontar como a literatura abordada essa temática. Para tanto, o presente texto se debruça sobre a crônica ―Abolição e Liberdade‖ de Machado de Assis datada de 1888, e o conto ―A História do Periquito e do Macaco‖ de Geovani Martins. 2018. De caráter bibliográfico qualitativo, o trabalho busca realizar uma leitura analítica para mapear e explorar o objeto de estudo. Em direção aos resultados, sistematiza algumas discussões sobre a história e condição negras a partir das reflexões, principalmente, de Silvio Almeida (2018) e Achille Mbembé (2014). No tocante à reflexão sobre a literatura, a presença de Antônio Candido (2008), Tzvetan Todorov (2009) e Nicolau Sevcenko (1999) fundamentam o estudo. Como resultados, averiguouse que os séculos de escravidão no Brasil refletem nas relações raciais até os dias atuais através de uma estrutura racial, a qual a literatura, ao cumprir sua função social, consegue colaborar na compreensão dessas relações raciais.
Descrição: ALMEIDA FILHO, G. A. de. Racismo e literatura: uma análise da questão negra através da Literatura. 2019. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21353
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GILMAR ALVES DE ALMEIDA FILHO.pdf533 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.