Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21362
Título: Representação da privação de liberdade em A Luneta Mágica e Admirável Mundo Novo
Autor(es): Nascimento, Jéssica da Silva
Palavras-chave: Análise literária
Liberdade
Condicionamento do indivíduo
Controle social
Poder
Data do documento: 19-Nov-2019
Resumo: A presente monografia tem como objetivo principal analisar como é representada a privação de liberdade nas obras A Luneta Mágica (2012), de Joaquim Manuel de Macedo, e Admirável Mundo Novo (2014), de Aldous Huxley, observando quais mecanismos são utilizados para a coerção dos indivíduos. Para isso, analisamos como eram as sociedades representadas nas obras, bem como de que forma alguns personagens de cada narrativa se relacionavam com o meio social. Utilizamos como principal aparato teórico Foucault (2014a; 2014b) que apresenta os diversos mecanismos de condicionamento dos indivíduos, bem como Kant (1985), que introduz o conceito de menoridade, Rousseu (2013), a partir de sua concepção de contrato social, e Bauman (1998; 2001), como base para reflexões sobre a vontade individual de ser livre e o conceito de anulação dos estranhos. Ao término do trabalho, concluímos que nas duas narrativas há uma privação da liberdade dos indivíduos, de forma a tentar moldá-los de acordo com os padrões vigentes. Entretanto, na obra de Macedo há uma busca da liberdade através da razão, proveniente das ideias do Iluminismo, enquanto na obra de Huxley há uma desilusão em relação à busca da liberdade, por conta do descrédito em relação a esta, proveniente da iminência totalitária do período em que foi escrita a obra.
Descrição: NASCIMENTO, J. da S. Representação da privação de liberdade em A Luneta Mágica e Admirável Mundo Novo. 2019. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21362
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JÉSSICA DA SILVA NASCIMENTO.pdf801.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.