Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21366
Título: Virgília X Capitu: um olhar sobre o discurso de traição e triangularidade das mulheres de Machado
Autor(es): Medeiros, Karolline Moreira de
Palavras-chave: Machado de Assis
Triângulo amoroso
Adultério
Adultério de mulheres
Data do documento: 20-Nov-2019
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar a temática do triângulo amoroso nos enredos de papel criados pela memória e pela triangularidade na obra de Machado de Assis. A partir dos discursos de traição nos romances de Dom Casmurro (1997) e Memórias Póstumas de Brás Cubas (2016), observamos a personificação do ciúme e suas relações sociais e humanas na construção dessas narrativas memorialistas, que têm o comprometimento de arquitetar o que é verdadeiro na produção dos efeitos de sentido expressos nas relações extraconjugais que envolvem Virgília e Capitu. Para que pudéssemos analisar os discursos de traição e a verdade de cada época, como também o adultério, uma prática social proibida e criminosa durante o sé- culo XIX, e que não impediu estas mulheres de viver, lutar e vencer o sistema patriarcal sem se importarem com os julgamentos da sociedade na qual estavam inseridas, utilizamos a perspectiva da análise do discurso francesa, partindo das concepções de verdade e poder postuladas por Foucault (1988, 1989, 1998, 1999, 2014, 2017). Nos apoiamos ainda nas ideias de Bosi (1999), Gomes (1967), Greimas e Fontanille (1993) para analisar o dito e o nãodito desses discursos adúlteros. Para esta realização, aplicamos o método de pesquisa qualitativa de Severino (2007) que descreve, documenta e explica como o levantamento de dados dos caminhos discursivos e o sentir dos personagens são revelados por meio de verdades e traições, que por fim, se identificam com os discursos adulterinos utilizados no desenvolvimento desta pesquisa.
Descrição: MEDEIROS, K. M. de. Virgília X Capitu: um olhar sobre o discurso de traição e triangularidade das mulheres de Machado. 2019. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21366
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - KAROLLINE MOREIRA DE MEDEIROS.pdf608.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.