Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21394
Título: Cuentos de Eva Luna: representação e poder de reação das personagens femininas de Isabel Allende
Autor(es): Silva, Diana Cardoso de Alcantara
Palavras-chave: Análise literária
Machismo
Realismo mágico
Personagem feminina
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: O presente artigo pretende apresentar como o machismo é retratado no continente sulamericano a partir dos contos literários da escritora chilena Isabel Allende, também observaremos como se dá a reação das personagens femininas de Allende diante das atrocidades e injustiças às quais estão submetidas, tomando como ponto de partida um recorte de sua obra: Cuentos de Eva Luna (1989), mais precisamente nos contos El oro de Tomás Vargas e Una venganza. Neste sentido, nosso objetivo geral é verificar como os personagens masculinos Tomás Vargas e Tadeo Cespedes exercem poder, controle, força e violência contra as personagens femininas nos respectivos contos; nosso objetivo específico se delimita em evidenciar o papel das personagens Dulce Rosa, Concha Díaz e Antonia Sierra, destacando suas reações diante da sociedade machista e opressora. Em relação à metodologia definimos nosso estudo como uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. O corpo teórico do trabalho conta com a contribuição dos estudos de: Drumont (1980), Gotlib (1990), Bautista (1991), Candido (2004), Cervera (2014), dentre outros.
Descrição: SILVA, D. C. de A. Cuentos de Eva Luna: representação e poder de reação das personagens femininas de Isabel Allende. 2019. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21394
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DIANA CARDOSO DE ALCANTARA SILVA.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.