Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Gracimone Meneses dos Santos-
dc.date.accessioned2019-12-18T18:14:04Z-
dc.date.available2019-12-18T18:14:04Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21396-
dc.descriptionREIS, G. M. dos S. Leitura: uma perspectiva sócio-histórica. 2019. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA leitura é à base do conhecimento, pois é através dela que pode ser adquirido conhecimento das demais disciplinas também, pois para uma melhor compreensão, deve não só saber ler, mas, interpretar o que se ler, se não houver uma boa compreensão e interpretação do que for lido a aprendizagem será precária. O objetivo deste trabalho é apresentar a leitura em uma perspectiva sócio-histórica. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, tendo como material de análise livros e artigos científicos publicados no Scielo. Os artigos foram pesquisados a partir das palavras-chave “Leitura” E “Dificuldades de aprendizagem”. As dificuldades na leitura são inúmeras e as mesmas podem surgir de acordo com algumas necessidades educacionais especiais do educando com dificuldades de leitura, que ocorre quando a criança não tem um rendimento escolar adequado para sua idade, sendo assim, apresenta a dimensão cognitiva preservada mais ainda assim não encontrou seu ritmo de desenvolvimento escolar, podendo manifestar-se em outras áreas da vida, nos aspectos que se relacionam a leitura, a escrita ou o cálculo, o que não implica em atraso mental. O conceito de leitura vem sendo trabalhado e discutido há muitos anos, porém ainda hoje é notável a dificuldade de muitos em o definir e, o mais importante, compreender o seu significado no processo de ensino e aprendizagem, isto porque o conceito de leitura é bastante complexo. Por fim arrolamos este estudo em Piaget (1976); Kleimam (2005); Bortoni, Machado, Castanheira (2018).pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleLeitura: uma perspectiva sócio-históricapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GRACIMONE MENESES DOS SANTOS REIS.pdf349.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.