Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21397
Título: Natureza do sistema de língua saussuriano: um estudo introdutório sobre o curso de linguística geral
Autor(es): Silva Júnior, Marinaldo Gonçalves da
Palavras-chave: Linguística estrutural
Língua
Sistema de língua saussuriano
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho busca analisa introdutoriamente, de uma perspectiva de sistema, a caracterização da natureza do sistema de Língua no Curso de Linguística Geral, de autoria póstuma do linguista Suíço Ferdinand de Saussure. A metodologia é de cunho qualitativa, com abordagem de pesquisa bibliográfica. Como procedimento metodológico foram analisados 6 (seis) princípios que mais se alinhavam com a perspectiva de sistema, ou seja, levando-se em consideração as relações que as unidades da língua, os signos, possuem entre si dentro no sistema. São eles os princípios de arbitrariedade, linearidade, valor linguístico, imutabilidade, mutabilidade, e mecanismo da língua. Ao final do artigo, é possível concluir como a Língua enquanto um sistema ordenado e organizado por relações sintagmáticas e associativas funciona e as implicações que podem ocorrer a partir desses postulados. A ideia de sistema é o que gera e desenvolve o pensamento saussuriano. Para Saussure, tudo é relação quando se fala nos fatos da língua.
Descrição: SILVA JÚNIOR, M. G. da. Natureza do sistema de língua saussuriano: um estudo introdutório sobre o curso de linguística geral. 2019. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21397
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARINALDO GONÇALVES DA SILVA JÚNIOR.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.