Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21409
Título: O erotismo velado: uma análise da poesia de Delmira Augustini
Autor(es): Silva, Thiago Marinho da
Palavras-chave: Poesia erótica
Aspectos sociais
Erotismo
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: Neste artigo analisa-se o erotismo velado na poesia de Delmira Agustini, correlacionando esta temática a aspectos sociais trazidos à tona pela autora em seus escritos. Abordamos aspectos sociais da época em que ela viveu e que foram refletidos em suas obras, temas estruturadores do erotismo ou que dão sustentação à irrupção desse sentimento muitas vezes não materializado, mas sentido apenas no plano do desejo. O artigo parte da discussão teórica sobre o erotismo, para assim identificar ou não se há a presença desse elemento na poesia da autora. Lúcia Castello Branco (2004) e George Bataille (1987), dentre outros, fundamentam a visão que trazemos sobre essa temática. Nossa hipótese parte da afirmação de que há um erotismo sutil anunciado nos poemas, uma espécie de balbucio e, em alguns casos, um erotismo mais “caliente”, inflamado. Destacamos as influencias das obras de Delmira Agustini na época, e dessa forma refletimos sobre a presença explícita ou velada do erotismo na escrita da autora. O objeto de estudo é analisado à luz do inventário linguístico selecionado pela autora para abordar o tema como possibilidade de escrita à época em que viveu e escreveu os poemas. Como metodologia do trabalho, partimos da visão geral sobre o erotismo na poesia da autora para, depois, nos centrar no poema “La copa del amor”
Descrição: SILVA, T. M. da. O erotismo velado: uma análise da poesia de Delmira Augustini. 2019. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21409
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - THIAGO MARINHO DA SILVA.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.