Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21420
Título: Modelagem e solução numérica do movimento unidimensional de corpos imersos
Autor(es): Ferreira, João Marcos Almeida
Palavras-chave: Modelagem matemática
Princípio de Arquimedes
Método de Euler
Matemática computacional
Data do documento: 12-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo apresentar o desenvolvimento de um simulador para o movimento de corpos imersos em um fluido estático. O modelo matemático foi desenvolvido a partir da realização de um balanço das forças atuantes (peso, empuxo e arrasto) em um corpo imerso que se desloca em um fluido estático. O modelo de força de arrasto se baseou na Lei de Stokes, que deve ser aplicada para escoamentos com número de Reynolds inferiores a 1. Em seguida aplicou-se a Segunda Lei de Newton para a obtenção da Equação Diferencial Ordinária que modela o movimento. A solução foi numérica, obtida por meio do método explícito de Euler. O simulador foi implementado em linguagem Python. A simulação é apresentada na forma de uma animação 3D criada a partir da biblioteca VPython para tornar a visualização dos resultados mais intuitiva. Foram testados três casos distintos: no primeiro, o corpo permanece em equilíbrio, no segundo, o corpo flutua e no terceiro, o corpo submerge. Nos três casos a simulação deu os resultados esperados. Para verificar a precisão da solução, comparamos o valor da velocidade terminal calculada analiticamente com o valor numérico apresentado pelo simulador. O erro relativo total foi de cerca de 1,4 %, indicando boa proximidade entre os valores.
Descrição: FERREIRA, J. M. A. Modelagem e solução numérica do movimento unidimensional de corpos imersos. 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21420
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Marcos Almeida Ferreira.pdfPDF - João Marcos Almeida Ferreira6.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.