Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21421
Título: Teorema da divergência e aplicações
Autor(es): Souza, Fúlvia Nayana Nogueira de
Palavras-chave: Teorema da Divergência
Teorema de Gauss
Geometria analítica
Geometria euclidiana
Data do documento: 17-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o Teorema da Divergência, conhecido como teorema de Gauss. O mesmo estabelece o fluxo de um campo vetorial sobre uma determinada superfície fechada. Faremos um estudo bibliográfico tendo com base o livro de Swokowski (1994), artigos com assuntos relacionados, trabalhos de conclusão de curso e outros livros de cálculo. Para realizarmos nossos estudos a cerca do teorema alguns conteúdos matemáticos foram abordados, dessa forma apresentaremos por capítulo tais conteúdos. O primeiro capítulo enfatiza a parte introdutória do trabalho, aborda alguns pontos importantes para o compreensão do teorema da Divergência, tanto no aspecto matemático como na física. No segundo capítulo, apresentamos um breve histórico sobre a vida de Carl Friedrich Gauss (1777-1855) e as suas importantes contribuições matemáticas para o progresso da humanidade; bem como descobertas fantásticas sobre à astronomia, à geodésia, à eletricidade e na criação de instrumentos que conhecemos até os dias atuais. No terceiro capítulo, enunciaremos a fundamentação teórica, ou seja, os principais tópicos matemáticos abordados como promoção do entendimento do Teorema da Divergência, tais como: Campo Vetorial, Integral Curvilínea, Independência do Caminho e Integral de Superfície. No terceiro capítulo, apresentamos o Teorema da Divergência e suas relações com as equações de Stokes e Green. E no quarto capítulo algumas aplicações do Teorema.
Descrição: SOUZA, F. N. N. Teorema da divergência e aplicações. 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21421
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fúlvia Nayana Nogueira de Souza.pdfPDF - Fúlvia Nayana Nogueira de Souza4.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.