Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21422
Título: A geometria e seu ensino: uma análise acerca de aspectos teóricos e práticos
Autor(es): Silva, Michelle Adeilma da Costa
Palavras-chave: Ensino da matemática
Livro didático
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: A Geometria tem fundamental importância para o desenvolvimento intelectual do ser humano, é a partir dela que começamos a ter noção do espaço em que estamos inseridos, mas por diversos fatores, algumas vezes, esta não é desenvolvida adequadamente na Escola Básica. Pensando nisso, a presente pesquisa tem como objetivo investigar aspectos teóricos e práticos acerca da Geometria e seu Ensino a fim de compreender os conhecimentos considerados básicos e essenciais adquiridos por alunos de uma Turma do 8º Ano de uma escola municipal na cidade de Monteiro - PB. Para alcançar tal objetivo este trabalho foi dividido em duas etapas, sendo a primeira uma análise acerca das abordagens referentes ao Ensino de Geometria disponíveis nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de uma análise sobre as abordagens apresentadas para esse Ensino em uma coleção de livros didáticos do 6° ao 9° Ano que são utilizados nas escolas municipais de Monteiro – PB. Após estas análises a segunda etapa foi de planejamento e elaboração de testes com 10 questões envolvendo conteúdos geométricos de 6º a 8º Ano que estava presente nos livros didáticos analisados e nos documentos norteadores (PCN e BNCC), os quais foram propostos a um total de 16 alunos que compõem a Turma do 8º Ano. Os resultados apontam para uma grande fragilidade nos conhecimentos acerca de conceitos básicos da Geometria por parte dos alunos e, consequentemente, um distanciamento de aspectos teóricos e práticos.
Descrição: SILVA, M. A. C. A geometria e seu ensino: uma análise acerca de aspectos teóricos e práticos. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21422
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelle Adeilma da Costa Silva.pdfPDF - Michelle Adeilma da Costa Silva1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.