Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21441
Título: Avaliação dos portais de transparência dos 30 municípios mais populosos da região Nordeste: uma análise dos indicadores de avaliação da Escala Brasil Transparente (EBT) 360°
Autor(es): Nascimento, Antonio Henrique Menezes
Palavras-chave: Lei de Acesso à Informação
Transparência ativa
Transparência passiva
Transparência pública
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: O objetivo geral deste estudo consistiu em comparar o cumprimento da Lei de Acesso à Informação dos 30 (trinta) municípios mais populosos da região Nordeste, a partir dos critérios de avaliação da Escala Brasil Transparente 360° (EBT). Para tanto, teve-se como objetivos específicos: comparar a conformidade da transparência ativa e passiva das informações divulgadas pelos municípios e apresentar o ranking dos municípios mais transparentes. A metodologia empreendida foi classificada como comparativa e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, e a coleta de dados se deu por meio da EBT 360º, utilizada pelo site da Controladoria Geral da União. Os resultados apontaram que, em relação à transparência ativa, nenhum dos 30 municípios atendeu a todos os requisitos, uma vez que a maioria disponibilizou apenas 80% das informações na internet em conformidade com a Lei de Acesso à Informação. No que diz respeito à transparência passiva, somente 4 cidades responderam a todos os pedidos de informações solicitados e atenderam a todos os requisitos exigidos pela lei. Concluiu-se, assim, que nenhum munícipio atingiu a pontuação de 100% com a soma da transparência ativa e passiva, apesar de a lei de acesso à informação estar em vigência desde de 2012. Ainda, que a transparência ativa teve um cumprimento mais satisfatório que a transparência passiva.
Descrição: NASCIMENTO, A. H. M. Avaliação dos portais de transparência dos 30 municípios mais populosos da região Nordeste: uma análise dos indicadores de avaliação da Escala Brasil Transparente (EBT) 360°. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21441
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Henrique Menezes Nascimento.pdfPDF - Antonio Henrique Menezes Nascimento1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.