Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21454
Título: Vieses heurísticos na tomada de decisão de investimento: um estudo com alunos de graduação da UEPB – Campus VI
Autor(es): Rosa, Apollo de Sousa
Palavras-chave: Finanças modernas
Finanças comportamentais
Decisões de investimento
Heurísticas comportamentais
Data do documento: 19-Nov-2019
Resumo: O objetivo deste trabalho foi atribuir resultados que comprovem ou descartem a influência das principais heurísticas comportamentais: ancoragem, representatividade, disponibilidade e excesso de confiança, em decisões de investimentos de alunos de graduação, além da disparidade com relação ao sexo e âmbito acadêmico específico. Quanto aos métodos, foi utilizado a aplicação do método hipotético-dedutivo; caracterizado pela criação de hipóteses que comprovem ou descartem a afirmação de dado fenômeno, e também, a aplicação do método comparativo. Para tanto realizou-se testes práticos com a elaboração de um questionário que pudesse representar possíveis situações envolvendo decisões de investimento relacionados com as heurísticas comportamentais. A população englobou alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Matemática e Letras. Conforme o objetivo, concluiu-se que no geral 96% do total de alunos foram afetados por uma ou mais heurísticas comportamentais. Mesmo que na análise geral o teste tenha positivado apenas duas das hipóteses criadas, a partir da análise mais aprofundada, como a divisão por subgrupos, pôde-se confirmar outros fatores variantes, como área de conhecimento específico e o gênero.
Descrição: ROSA, A. S. Vieses heurísticos na tomada de decisão de investimento: um estudo com alunos de graduação da UEPB – Campus VI. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21454
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Apollo de Sousa Rosa.pdfPDF - Apollo de Sousa Rosa1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.