Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2146
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Taveira, Lidiane de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-23T14:55:38Z | - |
dc.date.available | 2013-10-23T14:55:38Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2146 | - |
dc.description | Taveira, L. de P. Tecnologias digitais na metodologia do ensino de história nos anos iniciais: o portfólio na construção do saber local. 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | A realização deste trabalho evidencia como as linguagens tecnológicas, especificamente o portfólio digital influencia na construção do saber histórico significativo em sala de aula. Para tal, nosso trabalho aponta como objetivo discutir no contexto da educação no campo de ensino de História dos anos iniciais a perspectiva metodológica do portfólio digital mostrando a sua dimensão educativa na aprendizagem do saber histórico escolar. Nesse intuito, como abordagem metodológica utilizamos a pesquisa de caráter qualitativa, cuja técnica é uma pesquisa-ação, com especificidade de investigar a contribuição do portfólio digital como aporte didático para o ensino local de história nos anos iniciais. Para tanto, utilizamos como instrumento de coleta de dados documentos oficiais, questionário e o portfólio. A pesquisa teve como lócus a cidade de Queimadas-PB, com alunos/as do Ensino Fundamental I. Para fundamentarmos nossa pesquisa debruçamos pela obra de Minayo (1994), Freire (1996), Germinari (2012), Buczenko (2012), Moreira e Candau (2003), Toledo (2012), Vasconcellos (2003), Ferrarezi (2012), Gabriel (2008), Kenski (1997), Raizer (2007), Vasconcellos (2003), dentre outros/as autores/as. Esperamos que este estudo contribua para prática pedagógica de professores/as, bem como desenvolva nos sujeitos envolvidos com a aprendizagem reflexões significativas para o exercício docente. Tais reflexões possibilitam aos/as educadores/as o reconhecimento do portfólio digital como uma ferramenta educativa para o ensino de história local nos anos iniciais, uma vez que esse veículo de aprendizagem caracteriza-se pelo estímulo a criatividade e transformação de atividades árduas, consideradas pelos/as alunos/as como algo dinâmico e fácil, contribuindo desta forma com o processo de ensino e aprendizagem e com a formação de sujeitos participativos na sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais na metodologia do ensino de história nos anos iniciais: o portfólio na construção do saber local | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lidiane de Paula Taveira.pdf | Lidiane de Paula Taveira | 2.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.