Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2147
Título: A prova Brasil na percepção da diretora e de professoras de uma escola de Alagoa Grande/PB
Autor(es): Oliveira, Larissa Emily de
Palavras-chave: Curriculo
Ensino Fundamental
Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB
Data do documento: 23-Out-2013
Resumo: Este trabalho reflete sobre a criação e evolução do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da Prova Brasil, buscando abordá-los com base na discussão sobre as repercussões e mudanças curriculares implicadas na efetivação do referido sistema, tomando como referência a Escola Estadual de Ensino Fundamental Apollônio Zenayde. Para a realização da pesquisa recorre ao estudo de caso com questionários, aplicados à diretora e cinco professoras do 5° ano, do ensino fundamental. Analisa os resultados obtidos na Prova Brasil pela escola nos anos 2005, 2007 e 2009, período em que a escola alcançou índices surpreendentes. Conclui que avaliações em larga escala cumprem seus objetivos na escola pesquisada uma vez que a mesma atingiu as metas atribuídas pelo MEC. No que diz respeito à “Qualidade da Educação”, a escola demonstrou treinar os alunos para marcar os gabaritos, esquecendo a importância do currículo, que deve ser uma série de atividades educativas, onde a criança irá se empenhar para progredir mais rapidamente. As reflexões empreendidas revelam que tem havido uma mudança significativa na qualidade dos trabalhos realizados na escola, resultante dos investimentos na formação docente, na aquisição de materiais didático-pedagógicos, adesão às orientações do Programa Circuito Campeão e outras medidas. Contudo, as análises autorizam a afirmar que tem havido uma preocupação com o preparo dos alunos para responder às questões da Prova Brasil, em detrimento de um projeto educativo mais amplo e mais voltado para a formação integral dos estudantes.
Descrição: Oliveira, L. E. de. A prova Brasil na percepção da diretora e de professoras de uma escola de Alagoa Grande/PB. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2147
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Emily de Oliveira.pdfLarissa Emily de Oliveira270.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.