Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21474
Título: | Literatura, poema e percepção infantil: um olhar a partir da turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Dr. Alcides Lopes de Siqueira, Sertânia-PE |
Autor(es): | Alves, Josefa Adriana |
Palavras-chave: | Ensino da língua portuguesa Métodos de ensino Gênero textual (poema) Ensino Fundamental I |
Data do documento: | 11-Dez-2019 |
Resumo: | O ensino em Língua Portuguesa atualmente está necessitando da utilização de métodos de ensino que levem o aluno a perceber-se como parte do processo de ensino e aprendizagem. A utilização do gênero textual poema é uma dessas possibilidade, pois além do seu caráter atrativo e técnico, este tipo de texto pode levar o aluno a desenvolver sua prática de leitura através de diferentes momentos em sala de aula, pincipalmente quando o professor de Língua Portuguesa promove momentos de interação, com aulas atrativas. Diante destas considerações o estudo teve como objetivo analisar os conhecimentos e percepções de alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I sobre a literatura e o gênero literário poema a partir de estratégias de mediação leitora utilizadas pelo professor. A metodologia, nesse sentido, foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa de observação não-participante, produção de redações e poemas, bem como roda de conversa em uma turma do 4º Ano da Escola Municipal Dr. Alcides Lopes de Siqueira, localizada no município de Sertânia, estado de Pernambuco. Percebeu-se como conclusão que a intervenção por meio da observação e da escuta dos alunos foi importante para analisar a percepção dos alunos sobre literatura e poema, e observou-se que descreveram seus conhecimentos de forma específica e clara, através da produção textual e, principalmente, pela oralidade. |
Descrição: | ALVES, J. A. Literatura, poema e percepção infantil: um olhar a partir da turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Dr. Alcides Lopes de Siqueira, Sertânia-PE. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21474 |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josefa Adriana Alves.pdf | PDF - Josefa Adriana Alves | 858.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.