Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21480
Título: Recortes etnográficos na escola: pensando a educação física no contexto do lazer
Autor(es): Araújo, Wilho Silva
Palavras-chave: Educação física
Políticas públicas
Esporte e lazer
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: Este relato de experiência tem como objetivo geral: Discutir a abordagem do lazer na prática pedagógica do ensino médio, tendo em vista as politicas públicas de esporte e lazer; e especifico: Quais estratégias pedagógicas foram mais importantes para atender os objetivos com abordagem qualitativa, de caráter acadêmico, com embasamento descritivo, tratando-se de um relato de experiência, nos moldes explanados por Gil (2008), vivenciado no estágio supervisionado I, no curso de licenciatura em Educação Física pelo programa Plano Nacional de Formação de Professores. Fazendo uma avaliação mais profunda, percebemos as seguintes necessidades básicas para a temática adentrar no contexto escolar, umas delas é a valorização docente, garantido ao mesmo a inserção de cursos que tragam a necessidade em discutir o que preconiza no artigo 6º e 227º da Constituição Federal, colocando em pauta a discussão mais detalhada sobre o direito ao lazer e os caminhos para tornar esta politica pública acessível principalmente a criança e adolescentes, tendo em vista a prioridade absoluta, outro ponto necessário é a inclusão do assunto dentro do currículo, o intuito será para fortalecer e tornar viável a promoção do lazer desde seu conceito a sua prática e principalmente a elaboração de ações que tragam e tornem a politica pública acessível. Todavia podemos considerar distantes dos debates na sala de aula, tendo em vista a visão recreacionista e utilitarista predominante numa perspectiva compensatória do lazer, sendo a Educação Física ainda o componente que buscar aprofundar as teorias pedagógicas sobre o lazer, apontando caminhos a serem percorrido, indo além da reprodução cultural “prática pela prática”, fato preocupante nos estudos de Werneck (1998). Portanto, para atender o que preconiza o art. 6º e 227º da Constituição Federal elencamos algumas inquietações que consideramos iniciais para atingirmos uma abordagem do lazer mais “enraizada”, tendo em vista as politicas públicas de esporte e lazer e os caminhos a serem trilhados: Qualificação na oferta dos serviços, a apropriação de todas as oportunidades de acesso ao esporte e lazer, além de melhorar a gestão pública de esporte e lazer, formando gestores, professores, e pessoas que estão envolvidos na área do lazer.
Descrição: ARAÚJO, W. S. Recortes etnográficos na escola: pensando a educação física no contexto do lazer. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21480
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wilho Silva Araújo.pdfPDF - Wilho Silva Araújo1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.