Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21509
Título: O livro de literatura na prática pedagógica da educação infantil: uma experiência docente na turma do pré-escolar
Autor(es): Marques, Janilene de Lima
Palavras-chave: Literatura infantil
Leitura
Educação infantil
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: Este estudo, sobre “O livro de literatura na prática pedagógica da Educação Infantil: uma experiência docente na turma do Pré-Escolar” realizou-se, em abril de 2018, numa escola pública municipal do municio de Campina Grande, Paraíba, no período de realização do estágio supervisionado do curso de Pedagogia- PARFOR/CAPES/MEC da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campina Grande-PB. Objetivou despertar o gosto pela leitura, ao mesmo tempo, em que se trabalhava a construção de valores da obediência e dos bons costumes no contexto social escolar. Na intenção de analisar de que modo e como surge o interesse e o grau de importância dada à leitura, por parte das crianças da turma da Pré- Escola, a partir do projeto de intervenção pedagógica de Literatura Infantil vivenciado durante o Estágio II Educação Infantil. Optou-se, por uma metodologia de abordagem qualitativa, adotaram-se os procedimentos metodológicos de observação e de atuação e prática docente em sala de aula da turma do Pré-Escolar, em que o projeto de Literatura Infantil foi dividido em cinco temas de momentos sobre à prática de leitura, contação ou reconto de histórias, sendo uma história por dia. Optou-se por utilizar livros infantis famosos e contos populares. O apoio teórico ficou centrado tanto em documentos oficiais já publicados e, em circulação sobre a Educação Infantil e nos estudos de autores como: Cademartori (2010), Candido (1972), Chaves (2014), Diniz (2013), Freire (2000), Gregorin Filho (2010), Job (2016), Lima (2013), Lois (2010), Medeiros (2015), Moyles (2002), Romani (2011), Silva (2005), entre outros. Os resultados demonstraram um crescente interesse das crianças pelo projeto de leitura e uma maior facilidade de entendimento dos temas trabalhados, quando comparado com outras técnicas usuais e, especificamente, as crianças manifestaram muito interesse e o gosto pela leitura da literatura infantil vivenciada em nossa prática docente. Conclui-se, que a concepção de bons leitores depende de professores que deverão ter a concepção de sua responsabilidade ao tornarem as suas crianças no cotidiano da escola em leitores, e só assim tornaremos uma sociedade contemporânea com bons leitores. Pois, um livro é satisfatório a toda a criança, quando ele considera estimular o imaginário das crianças, ampliar o seu vocabulário, entre outros requisitos que o livro conduz. Vale ressaltar que os benefícios são percebidos tanto para quem ler quanto para quem está recebendo a informação.
Descrição: MARQUES, Janilene de Lima. O livro de literatura na prática pedagógica da educação infantil: uma experiência docente na turma do pré-escolar. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21509
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janilene de Lima Marques.pdfPDF - Janilene de Lima Marques1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.