Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21517
Título: Leitura e escrita no processo de alfabetização: uma experiência no Estágio Supervisionado no ensino fundamental
Autor(es): Silva, Joselma Francisca da
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Dificuldades na aprendizagem
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: A alfabetização é um processo que se inicia desde os primeiros contatos da criança com o mundo que a cerca. Tanto a leitura quanto a escrita abrangem capacidades que são adquiridas no processo de alfabetização, incluindo desde os primeiros registros alfabéticos até a produção independente de textos, onde a leitura está diretamente ligada a escrita , segundo Lemle (2009). Sendo assim, ler não é simplesmente interpretar símbolos ou gráficos, mas interpretar o mundo que nos cerca, sendo o mesmo um elo que integra o ser humano com a sociedade em que vive; onde cada criança possui sua individualidade. Desse modo, o educador precisa compreender o nível em que criança se encontra, para trabalhar segundo esse contexto pessoal (FERREIRO; TEBEROSK 2008). Dentro deste contexto, o presente trabalho, é fruto de uma pesquisa desenvolvida no estágio supervisionado do ensino fundamental- séries inicias do curso de Pedagogia/UEPB. O objetivo foi compreender os processos da alfabetização, baseado nos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (2008), e Lemle (2009), na Escola Municipal Nila Ferreira, em uma turma de 2º ano do ensino fundamental. A temática foi trabalhada com a turma juntamente com o auxílio da professora, através de observações, debates e testes, finalizando com uma sequência de atividades que possibilitou trabalhar todos os níveis de aprendizagem, visando melhorar o aprendizado das crianças. O desenvolvimento deste trabalho foi de grande relevância, pois foi possível percebermos e até mesmo questionarmos, formas de possivelmente tornar situações cotidianas mais lúdicas para dar suporte aos educandos que apresentam dificuldades na aprendizagem.
Descrição: SILVA, Joselma Francisca da. Leitura e escrita no processo de alfabetização: uma experiência no estágio supervisionado no ensino fundamental. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21517
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joselma Francisca da Silva.pdfPDF - Joselma Francisca da Silva722.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.