Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21527
Título: O valor da amizade
Autor(es): Gonçalves, Maria Letícia Martins
Palavras-chave: Leitura
Aprendizagem
Relação afetiva
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: O projeto de intervenção pedagógica foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Dores Chagas do município de Mogeiro (PB), com a turma do segundo ano do ensino fundamental 1, com a quantidade de 21 alunos na faixa etária de 7 á 8 anos. De inicio foi observado a turma e seu comportamento, após foram desenvolvidas atividades de forma coletiva com a interação do professor, alunos e toda equipe escolar, onde foram ocorridas as diversas atividades: Leitura e interpretação de textos, conversas informal , sobre o valores humanos, confecções de cartazes, exibições de filmes, rodas de conversas, produções textuais , contações de fabulas vinculadas aos valores humanos, dinâmicas, pinturas, palestras, com intuito de promover entre os alunos as relações interpessoais cultivando a amizade, o respeito ao outro, formando indivíduos semeadores da paz, o valor e a importância de garantir bons sentimentos e também compreender que conviver com as diferenças exigem muito respeito, necessidade de colocar-se no lugar do outro e principalmente promover o dialogo, evitando o uso da violência na resolução dos conflitos. Diante da experiência em sala de aula, me motivei a desenvolver este projeto com a temática o valor da Amizade entre os alunos do Ensino Fundamental, pois sinto que este tema tão polêmico, está cada vez mais se tornando mais escasso entre os alunos no cotidiano escolar. Amizade é uma relação afetiva, a princípio sem características amorosa, entre duas pessoas. Em sentido amplo, de um relacionamento verdadeiro e sincero, que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. A amizade se constrói na convivência e nas ações do dia a dia. Dessa forma o ambiente escolar tem uma função importante de instruir, mostrar caminhos, apresentar soluções e proporcionar reflexões e aprendizagens sobre valores essenciais ao crescimento individual. Recuperar os valores perdidos, e restaurar os que foram esquecidos, mostrando assim as crianças que não se vive sozinho no mundo, que para tudo que formos fazer precisamos da ajuda do próximo. E que o meu direito acaba quando o do outro começa. Segundo as definições de amigos é aquele ligado a outro por laços de amizade. Em que há amizade. Amizade, portanto, é um sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família. Quem é ou tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre.
Descrição: GONÇALVES, Maria Letícia Martins. O valor da amizade. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21527
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Letícia Martins Gonçalves.pdfPDF - Maria Letícia Martins Gonçalves1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.