Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21530
Título: Educação de jovens e adultos em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Alcantil - PB
Autor(es): Sousa, Maria Thays da Costa
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ensino fundamental
Aprendizagem
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho propõe-se a fazer uma investigação sobre os fatores que atraem jovens e adultos para as aulas noturnas da modalidade EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Clemente, situada na cidade de Alcantil-PB. Para atingir esse objetivo, iniciamos com uma breve discussão teórica acerca da trajetória da EJA no Brasil, buscando resgatar e refletir como se deram as etapas de transformação desta modalidade até os dias atuais. Em seguida, analisamos o perfil dos sujeitos que participam da modalidade, quais seus propósitos e principais dificuldades, além disso, debatemos também sobre o que as Diretrizes Curriculares propõem para a EJA. Para a coleta de dados, aplicamos um questionário com os alunos do CICLO III- 7° ano e CICLO IV- 9° ano, com o intuito de analisar e refletir algumas questões pontuais sobre ensino. Nossa pesquisa foi de cunho exploratório, pois estávamos visando esclarecer algumas ideias a respeito da modalidade EJA nesta escola. No percurso teórico-metodológico, estabelecemos diálogos com os autores Albuquerque (2010), Paiva (1987), Arroyo (2007), Severino (2007), Brasil (2010), MEC (2006), dentre outros. Os resultados mostram a constatação de que a modalidade EJA ofertada nessa escola ainda tem muito o que melhorar, porque os alunos visam apenas a questão do certificado para a tentativa de conseguir um emprego melhor. Professores e equipe da coordenação precisam criar situações que propiciem um melhor aproveitamento para a vida social e cultural do aluno.
Descrição: SOUSA, M. T. da C. Educação de jovens e adultos em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Alcantil - PB. 2019. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21530
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA THAYS DA COSTA SOUSA.pdf509.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.