Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21550
Título: A partilha da pensão por morte nos casos de poliamor
Autor(es): Gondim, Ricardo Maia
Palavras-chave: Poliamor
Partilha
Pensão por morte
Jurisprudência
Direito previdenciário
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: O presente artigo busca analisar o instituto do poliamor como novo modelo de entidade familiar, bem como demonstrar a necessidade de amparo legal e jurisprudencial à partilha do benefício previdenciário pensão por morte aos integrantes dessa relação, em respeito ao princípio constitucional da dignidade da pessoa humana e na proteção da segurança jurídica. Propõe distinguir o poliamor do casamento e do concubinato, institutos que não se confundem em seus elementos caracterizadores. Este artigo busca expor ainda a legislação vigente, analisando a qualidade de segurado para fins de concessão do benefício pensão por morte e se o artigo. 16 da Lei 8.213/1991 se aplica ao poliamor. Com base na doutrina civilista, na legislação previdenciária atual em vigor e nas decisões dos nossos Tribunais é possível perceber a possibilidade da partilha do valor do benefício nas relações poliafetivas para os companheiros do segurado falecido. O método dedutivo foi utilizado na elaboração deste artigo científico. Assim, no caso concreto, analisa-se a existência do poliamor em suas características próprias, o vínculo de dependência econômica, bem como a qualidade de segurado do de cujus, permitindo, dessa forma, sob o alicerce da boa-fé, a partilha correspondente do benefício pensão por morte.
Descrição: GONDIM, R. M. A partilha da pensão por morte nos casos de poliamor. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21550
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Maia Gondim.pdfPDF - Ricardo Maia Gondim308.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.