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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2155
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Angela Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-23T14:58:34Z | - |
dc.date.available | 2013-10-23T14:58:34Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 333.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2155 | - |
dc.description | Oliveira, A. R. O meio ambiente e a sustentabilidade no ensino de história: reflexões sobre a prática docente e a concepção dos alunos dos anos iniciais. 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | O meio ambiente vem sofrendo a cada dia com a exploração dos recursos naturais pelo ser humano, e neste razão, a escola pode desenvolver o papel de inferir sobre esses acontecimentos por mão das áreas do conhecimento já existentes a partir de uma abordagem interdisciplinar, conforme reiteram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é compreender como a proposta de ensino acerca da sustentabilidade ambiental subjacente ao Livro Didático de História (LDH) é abordada na prática docente e representada na concepção dos alunos dos Anos Iniciais. A nossa proposta é entender como os alunos do 4º ano dos anos iniciais elaboram suas representações sobre meio ambiente a partir das aulas da referida disciplina, bem como verificar como essas questões são tratadas no livro didático dos alunos. Como metodologia, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso articulada com a pesquisa bibliográfica e documental, através da técnica de questionário, aplicado com a professora e alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Escritor Alceu Amoroso Lima. Como referencial teórico, utilizamos Bittencourt (2003), Tardif (2005), Freire (1996), Silva e Fonseca (2010) e analisamos documentos como: Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei de Diretrizes e base da educação Nacional. Verificamos com base na prática pedagógica da professora de história e da concepção dos alunos que a sustentabilidade ambiental pode ser potencializada, não necessariamente, por meio do LDH, mas, para isso o docente necessita articular o conteúdo trabalhado em História com a questão ambiental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Meio Ambiente | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.title | O meio ambiente e a sustentabilidade no ensino de história: reflexões sobre a prática docente e a concepção dos alunos dos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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