Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21570
Título: Direito e Educação: as iniciativas do TRT paraibano em direção ao combate do trabalho infantil
Autor(es): Ferreira, Quezia Fideles
Palavras-chave: Direito e Educação
Trabalho precoce
Tribunal Regional do Trabalho
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: A execução de atividades laborais por sujeitos em estágio de desenvolvimento é uma problemática antiga que vem exigindo uma efetiva atuação do poder público. Em nível regional, o Tribunal Regional do Trabalho vem firmando parcerias com diferentes setores sociais, visando erradicar o trabalho infantil e regulamentar, consoante o previsto nos mecanismos normativos pátrios, o labor do adolescente. O espaço educacional como lugar privilegiado da formação cidadã é um dos setores o qual o TRT tem voltado suas propostas. Tendo em vista os percentuais alarmantes do trabalho do menor e os esforços empreendidos pelo órgão estatal, está pesquisa tem por objetivo analisar as propostas do Tribunal Regional do Trabalho, instauradas no setor educacional, que versam sobre a erradicação do trabalho infantil-juvenil. Para isso optamos pelo método hipotético-dedutivo associado ao tipo explicativo e bibliográfico, visto que utilizamos a legislação e as pesquisas de estudiosos sobre a matéria, e a investigação empirista realizada com docentes do ensino básico. Pesquisas como essa contribuem significativamente para publicizar uma temática recorrente, se transformando em um veículo eficiente de propagação dos princípios e garantias dedicados aos indivíduos passíveis de uma tutela especial estatal.
Descrição: FERREIRA, Quezia Fideles. Direito e Educação: as iniciativas do TRT paraibano em direção ao combate do trabalho infantil. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21570
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Quezia Fideles Ferreira.pdf9.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.